2010/10/18

Cimeira de Santidade e Ministérios em Paraguay

À semelhança do que passou com a Bolívia, também o Paraguay teve a sua Cimeira de Santidade e Ministérios. Estes dois países fazem parte da Área Central na Região da América do Sul. Devido à sua localização geográfica poder-se-ía dizer que eles formam o coração deste grande Continente.

No entanto, o trabalho Nazareno nestes dois países tem passado por diferentes dificuldades e fases de desenvolvimento que fazem com estes sejam os países que mais carecem de investimento em oração e recursos humanos para ajudar o levantamento da Igreja.
DSCN2169-01
Foi um fim de semana de surpresas. Primeiro, todos falam dos famosos dias de "grande calor" em Paraguay, experimentamos um pouco isto à chegada em Asunción, mas não por muito tempo. Na noite o tempo começou a arrefecer e até choveu. Os dois dias que se seguiram foram também de temperaturas amenas e de chuvisco. Assim que Deus nos brindou com o tempo que necessitávamos para estes dias de Cimeira. Segundo, nos surpreenderam os preços, que por US$8,00 se pode comer um bom assado com pratos de acompanhamento (salada, feijão preto, arroz, mandioca, etc.) enquanto que na Argentina, nem em sonhos se pode pensar em tal relação comida/custo, se bem que a qualidade da carne Argentina é bem superior. Terceiro, durante o evento tivemos uma assistência mais ou menos regular de umas 30 pessoas, mas no último dia, os pastores organizaram-se com as suas igrejas locais, alugaram autocarros, e chegaram mais de 100 pessoas a um culto unido de todas as igrejas de Asunción (mais os participantes que chegaram de outras partes do país).

Me tocou compartilhar por primeira vez o seminário unido que eu mesmo desenvolvi junto com a Coordenadora de MNI para a capacitação inicial do DEM. Cheguei à conclusão que necessitava fazer vários ajustes para fazer o conteúdo entrar no tempo. Mas foi uma boa experiência que gerou algumas boas reacções por parte de pastores e líderes leigos que assistiram.

Houve tempo para renovação espiritual e alargamento da visão ministerial. Sigamos orando pelos irmãos Nazarenos nesse país e que o Senhor os use para glorificar o Seu nome em Paraguay.

Sem comentários: