2010/08/30

Cimeira de Santidade e Ministérios na Bolívia

DSCN1963-01

WOW!! Realmente Agosto foi cheio de actividades. Depois de fecharmos as reuniões do Concelho Consultivo Regional, que sempre acarretam bastante trabalho administrativo de preparação, sequência, e após as reuniões, fui privilegiado de atender ao convite de ser um dos oradores convidados para a Cimeira de Santidade e Ministérios na Bolívia.

Esta reunião teve lugar na cidade de La Paz, o que significou estar por primeira vez a 3.640 metros de altitude. Mas, se pensam que isto é alto, imaginem-se chegar a 4.000 metros de altitude na cidade de El Alto que é onde se encontram o aeroporto de chegada a La Paz. Logo à saída do avião deu para sentir uma pequena tontura, e isso foi o suficiente para depressa compreender que não podia caminhar ao mesmo ritmo que normalmente caminho quando estou "ao nível do mar". Tive que fazer um ajustamento no passo, respirar fundo algumas vezes para compensar a diferente densidade do oxigénio. E depois de sair do aeroporto, no espaço de 20 minutos descemos aos 3.200/3.400 metros, já que o local da Cimeira foi o Seminário Nazareno na Bolívia que está localizado numa parte mais baixa da cidade.

Foi um fim de semana tremendo. Pudemos ver o mover de Deus na resposta de consagração da Igreja Boliviana aos sucessivos apelos feitos em cada mensagem de santidade. Foi animador também ver um bom grupo de louvor formado por jovens de várias igrejas, mas que tocavam e cantavam como se o fizessem cada semana.

Os temas que me tocaram para compartilhar, além de falar sobre a iniciativa de discípulos em ministério (especialmente no que toca ao ministério Missão Global), foram: "Santidade no Ministério" e "Os Dons Espirituais Maximizados". No primeiro tema tratamos de abordar alguns aspectos que se relacionam com o marco Bíblico e Teológico da vivência prática de santidade no ministério, bem como confrontamos algumas das tentações mais comuns que os líderes enfrentam no ministério. No segundo tema tratamos de expôr de uma forma prática o contexto de base para os dons e ministérios na igreja local.

Foi um tempo também em que pudemos fazer contactos com algumas pessoas que buscam formas de envolver-se com missões e que não sabem como. Pudemos esclarecer os passos envolvidos no processo e o papel do material desenvolvido para discípulos em ministério para ajudar à capacitação para o trabalho missionário.

Sem comentários: