2005/10/09

Uma Igreja -- 4 Congregações


Aqui no Rio de Janeiro, mais concretamente na Baixada Fluminense, fui encontrar a 1ª Igreja do Nazareno de Nilópolis, a apenas algumas quadras de uma bem famosa escola de samba.

Esta é uma Igreja com mais de 2000 membros. Com uma equipa pastoral dinâmica entre ministros locais, pastores ordenados e pastores licenciados. Tudo sob a liderança do Pr. Pedro Paulo o pastor senior da Igreja.

Esta é uma das igrejas que já tem 4 cultos por domingo (e muitos mais durante a semana). E o mais espantoso, e ao mesmo tempo, extraordinário, é o facto de que cada um dos cultos representa realmente uma congregação diferente. Pois, são poucas as pessoas que se repetem de culto para culto.

Logo após a minha chegada, tive o privilégio de receber o convite do Pr. Pedro Paulo para pregar nesta maravilhosa igreja no culto das 17:00. Um culto de cerca de 1:50min. para permitir ao pessoal do culto das 19:00 entrar em tempo de começar o culto, e do pessoal do outro culto sair. A foto seguinte ilustra bem esta "troca" de assistências...


E em cada culto o número de assistentes era semelhante. Cada culto com pessoas novas chegando pela primeira vez à Igreja, e apesar de ser uma igreja grande (para padrões portugueses), na realidade há espaço para que um visitante que chegue pela primeira vez possa ser apresentado, e cumprimentado pelas pessoas que estão mais próximos dele. Isto é ser corpo! Ser uma comunidade em que nos importamos uns com os outros, independentemente do tamanho que possa ter a a Igreja.

Para que vejam a realidade, depois deste culto das 17:00 horas, chegou o culto das 19:00, e novamente veja-se a assistência:

É uma igreja em que todos se podem sentir benvindos. Até mesmo alguns irmãos invisuais que chegam para assistir ao culto e louvam a Deus com o mesmo fervor e entusiasmo que todos os outros; e ainda irmãos que surdos-mudos que participam na adoração conjunta do corpo... e que lindo que é este ministério! Vê-los integrados em toda a adoração, sob a direcção de uma irmã experiente em linguagem gestual ajudando-os a participar do louvor e adoração.

A Igreja tem de ser o lugar onde todos se sentem benvindos sem excepção, independentemente de raça, côr, incapacidades físicas ou de outra natureza. É o lugar onde o povo de Deus se encontra com o Seu Criador em adoração e louvor, e para escutar a Sua voz profética para os nossos dias.

Apesar de ser um dia com muitas actividades, visto este ter sido um fim-de-semana missionário na Igreja; houve no entanto tempo para quatro dedicações de crianças - duas no culto das 10:00; e as outras no culto das 19:00. Esta é uma igreja que verdadeiramente não pára em todo o ministério que presta à comunidade em que está inserida, e sobretudo, no seu serviço à comunidade da fé...



Esta foi uma experiência especial. Estou grato à Igreja que tão bem me acolheu nestes dias e me proporcionou a oportunidade de conhecer os seus múltiplos ministérios. Desde compaixão, à Rádio, a missões, trabalho com jovens, e crianças, enfim - uma Igreja dinâmica e sobretudo relevante na comunidade em que está inserida.

Seguiremos orando por estes irmãos alí naquela zona tão carenciada do Rio de Janeiro.