2005/09/11

Re-aprendendo o código

Pois é... quem diria que depois de conduzir há mais de 10 anos, eu iria agora re-aprender o código. Se não vejamos....

Sinal vermelho - nem sempre significa vermelho - pois se seguirmos isto à risca, podemos ficar com a traseira do carro bem mais reduzida. :-)

Semáforos - estão do outro lado do cruzamento. Ou seja, nada de parar junto ao sinal, ou podemos levar com os carros que vêm da outra direcção em cima...

Num semáforo - a faixa que vira à esquerda, ficaria normalmente à esquerda, não é?! Errado, fica à direita. Então saímos do eixo de rodagem encostamos à direita esperamos pela seta verde, e... BUM.... viramos à esquerda passando na frente de todos os carros parados num sinal vermelho (sim aquele que nem sempre é vermelho....) ;-)

A propósito... logo no primeiro domingo que viajava com alguém local no carro, o bom do tuga, bom respeitador do código pára num sinal vermelho. Pois é... só que parou no meio de um cruzamento que vinha da direita.... O nacional logo exclamou... "tem de parar mais atrás!!"
Coisa de missionário novato num novo país...

Auto-Estradas - o nome diz tudo... "auto" - de automóvel. Nah! Realmente, também dá para motas com um atrelado parecendo-se com uma carroça e para bicicletas que se atrevem a circular.

Estado do automóvel - todos sabemos dos rigores das inspecções em Portugal. Bem... umas mais que outras, a gente sabe!! Mas essa coisa de ter um carro a cair aos pedaços a circular, é coisa que não funcionaria na inspecção em Portugal. Pois é, o que temos notado aqui é que a regra parece ser "se anda... pode circular". Pois temos visto carros desde o novo, impecável, a sair do stand. Até ao velho xaço que já passou do seu tempo, sem faróis, rodas descalibradas, chassi empenado, etc. Mas circulando....

Rotundas - prioridade para quem está dentro não é?! Pois acertaram, também não é assim! Normalmente, pára-se no meio da rotunda, especialmente se o carro que for a entrar for maior que o teu. Assim... estilo camião, autocarro, etc. - esses sempre têm prioridade. São maiores.... e tu queres estimar o teu carrinho, pois! ;-)

E ainda só cá estamos à duas semanas. Estou certo que vou "aprender mais código" ainda. Depois vou passando para vós.